21 de abril - domingo:
Bela configuração entre os planetas Mercúrio e Urano, vista a leste (E), a partir das 5h 15min, com Urano à esquerda de Mercúrio. Observe por telescópio.
21 para 22 de abril – domingo para segunda-feira:
23 de abril – terça-feira:
Máxima atividade da chuva de meteoros Pi-Puppídea ou Pi-Púppida.
24 de abril – quarta-feira:
Bela configuração entre a Lua e a estrela Spica (Alpha Virginis), vista a leste (E) ao anoitecer, com a possibilidade de ocultação da estrela pela Lua em várias localidades brasileiras. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.
25 de abril – quinta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Saturno, vista ao anoitecer a leste (E), com Saturno logo abaixo da Lua. Observe a olho nu ou por binóculo.
25 de abril - quinta-feira:
Eclipse parcial da Lua, invisível do território brasileiro. Ao melhores localidades para a observação situam-se na África, Europa, Ásia e Oceania.
25 de abril - quinta-feira:
A Lua passa pela fase de Cheia nesta data, às 16h 57min e cruza o seu perigeu (ponto da órbita onde ela se encontra mais próxima à Terra) em 27 de abril, às 14h (praticamente 48 horas a fase de Cheia). Em 25 de abril, temos uma noite de luar magnífico! Observe a olho nu.
27 de abril – sábado:
Bela configuração entre a Lua e a estrela Antares (Alpha Scorpii), vista a partir das 19h 50min, a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculo.
28 de abril - domingo:
Oposição do planeta Saturno (em relação ao Sol). Neste dia, Saturno nasce praticamente ao pôr-do-sol e permanece visível por toda a noite. Excelente época para se observar o “Planeta dos Anéis”, que se encontra mais próximo à Terra neste período. Veja a olho nu, por binóculo ou por telescópio.
via observatório céu austral
via observatório céu austral
Nenhum comentário:
Postar um comentário