Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de maio de 2020

CURSOS GRÁTIS FORMAÇÃO PELA ESCOLA CLIQUE E FAÇA SUA INSCRIÇÃO




O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.


O programa tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade da gestão e fortalecimento do controle social dos recursos públicos destinados à educação. O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.
Em virtude da abrangência territorial do país e do grande número de pessoas envolvidas nessas ações, os cursos são oferecidos na modalidade a distância, como forma de potencializar os esforços de formação continuada dos diversos atores envolvidos na execução de programas do FNDE. Até 2005, as capacitações eram feitas exclusivamente de maneira presencial, o que representava o atendimento de um público menor e maiores gastos com a mobilização e transporte dos cursistas e de técnicos do FNDE até as cidades-polo.


O Curso de Competências Básicas apresenta orientações introdutórias para o conhecimento das políticas públicas educacionais, por isso, considera-se importante o cursista participar também deste curso para entender melhor os demais do PDDE, PTE, PLi, Pnae, Fundeb, Controle Social e outros. O curso agrega informações relativas às políticas públicas na área social, particularmente no campo da educação, suas formas de financiamento e de controle social. Aborda, ainda, o apoio do FNDE a políticas públicas voltadas para a educação básica.

São estes os demais cursos modulares oferecidos atualmente:
Programa Dinheiro Direto na Escola;
Programa de Transporte do Escolar;
Programas do Livro;
Programa Nacional de Alimentação Escolar;
Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – Fundeb;
Prestação de Contas;
Controle Social para uma Gestão Cidadã e
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação - SIOPE
CLIQUE AQUI E FAÇA A SUA PRÉ MATRÍCULA

Os participantes podem escolher um ou mais cursos, de acordo com seu interesse e a oferta de cursos e vagas em seu município. Com a temática “o FNDE e o apoio às políticas públicas para a educação básica”, o curso de competências básicas é indispensável na formação dos agentes da rede de tutoria do Programa. Embora não seja pré-requisito para os cursistas fazerem os outros diferentes cursos, é bastante recomendável que ele seja cursado antes dos demais.
Cada curso de 40 horas é realizado em duas fases: presencial, com 8 horas de duração, e a distância, com 32 horas, num período mínimo de 30 dias e no máximo de 45 dias. Os encontros presenciais obedecem ao cronograma definido pela Tutoria, desde que a conclusão do curso não exceda o prazo de 60 dias.
Inscrições


Material didático

Os cursos contam com material didático em versão on-line, disponibilizado no ambiente virtual de aprendizagem (Plataforma Moodle). Os textos dos cursos são de linguagem simples e acessível, podendo ser impressos pelo cursista. Esse material é composto por caderno de estudo, caderno de atividades e vídeos que auxiliarão o cursista e o tutor na condução das atividades pedagógicas, também disponíveis no Portal http://www.fnde.gov.br/, no link Formação pela Escola / Consultas.
Avaliação
A avaliação dos cursistas é feita de duas formas: auto-avaliação e avaliação realizada pelo tutor. Ao término do curso, é entregue o certificado de conclusão ao cursista que alcançar aproveitamento em todos os itens do processo de avaliação do Sistema de Informação do Formação pela Escola (SIFEWEB).
Monitoramento
O FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação , disponibiliza a formação continuada a distância em suas ações – PDDE, Pli, PTE, Pnae, Fundeb e outros, com o objetivo de fazer chegar de maneira rápida e eficiente a informação a todos os gestores municipais e escolares, técnicos e profissionais de educação, conselheiros educacionais, legisladores e comunidade, sobre a execução e o controle social da aplicação dos recursos destinados à educação.
Um mecanismo de acompanhamento da execução desses recursos é o monitoramento que poderá ser feito por todos os envolvidos no Programa Formação pela Escola ao finalizar cada curso, acessando o link de Monitoramento e respondendo as questões dispostas . Este monitoramento é essencial para a qualificação do programa em sua execução e fundamental para os procedimentos de planejamento , aplicação e controle social dos recursos financeiros disponibilizados para a educação do país. Acesse e avalie.
Sistemas do Programa Formação pela Escola



via portal FNDE


EM SERRINHA DOS PINTOS O TUTOR RESPONSÁVEL PELO CURSO É O PROFESSOR JOÃO MARCOS. VENHA E FAÇA A SUA INSCRIÇÃO. DÚVIDAS JOMARCO@OI.COM.BR


NA HORA DA INSCRIÇÃO PODE ESCOLHER ATÉ TRÊS CURSOS.

Nenhum comentário:

OBA 2023

OBA 2023 2

JOMARCO

LANÇAMENTO FOGUETE 2016

Arquivo do blog