
Belas configurações entre os planetas Mercúrio, Vênus e Júpiter, vistas ao anoitecer a oés-noroeste (ONO), por pouco tempo, com os três astros próximos ao horizonte. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio. IMPERDÍVEL !!!
5 de maio - domingo:
10 de maio - sexta-feira:
Eclipse anular do Sol, invisível do território brasileiro. As melhores localidades para a observação situam-se na costa oeste da Austrália e no Oceano Pacífico.
11 de maio - sábado:
Conjunção superior de Mercúrio (com o Sol). Neste dia os dois astros nascem e se põem praticamente juntos.
11 de maio – sábado:
Bela configuração entre a Lua, a estrela Aldebaran (Alpha Tauri) e o aglomerado estelar aberto das Híades, situado na constelação de Taurus (o Touro), vista ao anoitecer a oés-noroeste (ONO), com os astros próximos ao horizonte. Note o planeta Júpiter logo acima da Lua. Veja a olho nu ou por binóculo.
12 de maio – domingo:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Júpiter, vista ao anoitecer, a oés-noroeste (ONO). Note a estrela Aldebaran (Alpha Tauri) abaixo e à esquerda dois astros. Observe a olho nu ou por binóculo.
17 de maio – sexta-feira:
Bela configuração entre a Lua e a estrela Regulus (Alpha Leonis), situada à direita da Lua, vista ao anoitecer, ao norte (N). Observe a olho nu ou por binóculo.
18 de maio - sábado:
18 de maio - sábado:
18 de maio – sábado:
Bela configuração entre a Lua e a estrela Regulus (Alpha Leonis), situada à esquerda e abaixo da Lua, vista ao anoitecer, ao norte (N). Observe a olho nu ou por binóculo.
20 de maio - segunda-feira:
21 de maio – terça-feira:
Bela configuração entre a Lua e a estrela Spica (Alpha Virginis), situada à direita e abaixo da Lua, vista a leste (E) ao anoitecer. Observe a olho nu ou por binóculo.
22 de maio – quarta-feira:
Bela configuração entre a Lua, a estrela Spica (Alpha Virginis), situada acima e à esquerda da Lua, e o planeta Saturno, situado abaixo da Lua, vista ao anoitecer a leste (E). Observe a olho nu ou por binóculo.
23 de maio - quinta-feira:
23 de maio - quinta-feira:
Bela configuração entre a Lua e o planeta Saturno, situado acima e à esquerda da Lua, vista ao anoitecer a leste (E). Observe a olho nu ou por binóculo.
23 de maio - quinta-feira:
Conjunção da Lua e a estrela Zubenelgenub (Alpha Libræ), com possibilidade de ocultação da estrela pela Lua em várias localidades brasileiras, vista ao anoitecer a leste (E). Acompanhe o fenômeno até as 21h. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.
24 de maio - sexta-feira-feira:
24 de maio – sexta-feira:
Observe a Lua junto às estrelas que formam a cabeça de Scorpius (o Escorpião), no início da noite a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculo. A partir das 21h 30min, observe a Lua junto à estrela Graffias (Beta Scorpii) e adentrando à madrugada de 25 de maio (sábado), acompanhe a conjunção entre a Lua e a estrela. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.
25 de maio - sábado:
A Lua passa pela fase de Cheia nesta data, à 1h 25min e cruza o seu perigeu (ponto da órbita onde ela se encontra mais próxima à Terra), também em 25 de maio, às 23 (praticamente 21 horas e meia após a fase de Cheia). Em 25 de maio, temos uma noite de luar magnífico! Observe a olho nu.
25 de maio - sábado:
Eclipse penumbral da Lua, visto do território brasileiro, Américas do Sul e do norte, oeste da Europa e oeste da África. Apesar de ser visto integralmente do Brasil é difícil percebermos que a Lua, de fato, está sendo eclipsada pelo cone de penumbra da Terra. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.
25 de maio - sábado:
Bela configuração entre a Lua e a estrela Antares (Alpha Scorpii), situada acima da Lua, vista ao anoitecer, a és-sudeste (ESE). Observe a olho nu ou por binóculo.
25 de maio - sábado:
Conjunção dos planetas Mercúrio e Vênus, vista ao anoitecer a oés-noroeste (ONO), com os dois astros próximos ao horizonte. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.
26 de maio - domingo:
Bela configuração produzida pelos planetas Mercúrio, Vênus e Júpiter, vista ao anoitecer a oés-noroeste (ONO), com os três astros próximos ao horizonte. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.
27 de maio - segunda-feira:
27 de maio - segunda-feira
Bela configuração produzida pelos planetas Mercúrio, Vênus e Júpiter, vista ao anoitecer a oés-noroeste (ONO), com os três astros próximos ao horizonte. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.
28 de maio - terça-feira:
Conjunção dos planetas Vênus e Júpiter, vista ao anoitecer a oés-noroeste (ONO), com os dois astros próximos ao horizonte. Observe a olho nu, por binóculo ou por telescópio.
IMPERDÍVEL !!!